J

Jorge Noras, nasceu em 1963 no distrito de Santarém, Portugal. O seu interesse e sensibilidade pela mecânica e eletrónica inicia-se precocemente, durante a sua infância. Com uma aptidão natural para identificar, entender e solucionar os mais variados problemas técnicos, com apenas 12 anos, começa a desenvolver atividades de reparações de eletrodomésticos, para um comerciante local, onde deu início à sua atividade profissional.

Ainda adolescente, com 16 anos, estabelece-se como empresário individual, criando o seu próprio espaço de prestação de serviços de reparação.

Era conhecido por ser um autodidata, com uma grande capacidade técnica de criação e inovação, que lhe permitia desenvolver soluções únicas e inovadoras. Na fase inicial de televisão por satélite, fabricou e instalou as primeiras antenas de alto rendimento, com requisitos muito específicos, na Assembleia da República Portuguesa.

Em 1992, o seu interesse pela mecânica viria a determinar o início de uma carreira, tendo enveredado pela otimização do funcionamento mecânico e comportamento hidrodinâmico de jet-skis. A necessidade de melhorar os componentes promoveu o início das suas atividades profissionais relacionadas com o projeto e fabricação de peças, para estes veículos aquáticos. Turbinas, compressores, válvulas, e outras partes do motor foram sucessivamente aperfeiçoadas, explorando o limite da sua performance. O seu entusiasmo pela otimização destes veículos impulsiona a sua entrada no mundo da alta competição, surgindo como piloto profissional que conduz a sua moto. Esteve em pódios nas competições de relevância internacional, com vitórias memoráveis, ao lado de marcas internacionais de renome, como é exemplo a conhecida Bombardier.

A sua performance como preparador de motos de água e os êxitos conquistados, não passaram despercebidas à indústria, levando Jorge Noras a enveredar pela preparação de jet-skis para outros pilotos, que disputavam campeonatos do mundo, com reconhecidas vitorias. No final dessa década, a sua atividade como preparador já estava presente nas motos de água que conquistavam o topo da tabela classificativa, nos campeonatos internacionais. Entre 1997 e 2009, correu mundo com as soluções técnicas que desenvolveu para o meio aquático de alta competição, de onde obteve reconhecimento a nível global.

Em 2009, com 45 anos de idade, Jorge Noras sente que com a sua capacidade técnica pode fazer contribuir para o bem-estar das pessoas, que por algum motivo têm limitações de mobilidade, dando um novo alento à sua continua evolução e criação. Esta crescente preocupação, aliada à sua larga experiência na produção de componentes náuticos leva-o em 2011, a criar uma reconhecida invenção – a U SAFE® – uma boia de salvamento aquático telecomandada. É um produto totalmente português, patenteado internacionalmente e homologado pelo I.S.N. Para além da sua importância para a segurança marítima, a U SAFE® é um produto único no mundo e totalmente inovador, que se propõe a mudar completamente o mundo do salvamento. Com este produto, coloca um novo marco na história do salvamento aquático, pois a boia de salvamento qua ainda hoje conhecemos, foi concedida há quase 300 anos.

Posiciona-se como uma pessoa curiosa, critica do meio envolvente, com a ambição de poder contribuir de forma efetiva, para o bem-estar das pessoas.